quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Galinha Cabidela

Oiii,

A receita de hoje é bem nordestina e uma das mais pedidas nos restaurantes de Pernambuco.
Eu confesso que jamais imaginei fazer, pois minha mãe nunca fez em casa (e o básico aprendi com ela, vendo ela fazer), por não gostar de comidas que levem sangue animal.
Então num certo domingo acordei com o desejo de fazer... Levantei bem cedo e fui atrás de galinhas abatidas, difícil hoje em dia... depois de muitas ligações pra saber onde encontraria em pleno domingo, achei na esquina da minha casa, que sorte!
Bom, o resto foi mais simples que imaginei... o tempo todo com um certo receio de não dar certo, caprichando nos acompanhamentos (caso não ficasse boa) e na arrumação da mesa.
Marido sempre vindo perguntar como estava... No final, ficou perfeita. Sempre acho que poderia ter ficado melhor, mas confesso que essa ficou digna de restaurante acostumado a fazer durante anos.


                                                Decoração bem regional

Ingredientes:

1 Galinha abatida de +/- 2 kg cortada em pedaços
Sangue da galinha
4 colheres (sopa) de vinagre branco
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
Salsinha picada a gosto
Cebolinha picada a gosto
Coentro picada a gosto
Cominho e Colorau a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Ao comprar a galinha abatida, colocar o seu sangue em um prato fundo com vinagre. Misturar com uma colher e reservar. Em uma panela grande dourar os pedaços da galinha previamente temperada com sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto, refogando na cebola, e no alho. Colocar a farinha de trigo. Misturar. Aos poucos adicionar água quente à panela (cerca de uma xícara por vez). Quando esta secar, juntar um pouco mais. Prosseguir nessa etapa até que a galinha esteja bem macia. Por fim, passar o sangue por uma peneira e, em seguida, juntá-lo à panela. Cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Caso necessário, juntar sal e pimenta-do-reino a gosto. Antes de servir, colocar por cima a salsinha, cebolinha e, o coentro. Servir com macaxeira cozida ou frita, arroz branco, farofa e feijão verde.

                                                                    Galinha Cabidela

Nenhum comentário:

Postar um comentário