quinta-feira, 21 de junho de 2012

Arroz Negro

Oi,

Vim falar hoje de um arroz que me surpreendeu. Tinha o desejo de experimentá-lo por ser o queridinho dos grandes chefs e como toda sexta-feira gosto de cozinhar algo diferente, comprei no Carrefour pelo preço de R$ 13,20 (Ele costuma ficar entre R$ 13,00 a 15,00).
Primeiramente trouxe algumas informações sobre ele e depois preparo um post sobre o preparo dele.

Vamos lá:

O arroz negro, uma das variedades exótica de arroz, possui grãos curtos e meio arredondados, textura macia, sabor e aroma acastanhado e coloração preta. Seu cultivo data de mais de quatro mil anos na China e pela sua fama de produto afrodisíaco era chamado de “Arroz Proibido”, sendo seu consumo restrito apenas ao Imperador, cabendo a seus súditos somente a produção dos grãos. No Brasil, pesquisas incluindo esse alimento tiveram início em 1994, desenvolvidas pelos pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
 
Atualmente, por ser um produto exótico, é muito apreciado pelos chefes da gastronomia nacional e internacional. O arroz integral preto, feito sob a forma de papa, também tem importante papel no início da alimentação infantil, pessoas convalescentes ou debilitadas. Nutricionalmente é um cereal que possui em sua composição 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, além de menor teor de gordura e menor valor calórico que o arroz integral. 

Viram quantos benefícios a saúde? Pena que nem tanto para o bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário