sexta-feira, 29 de junho de 2012

Suflê de Cenoura e Gorgonzola


O dia pede receitas novas, certo??? Ô mania boa que incorporei às minhas sextas-feiras. Durante 6 anos de namoro, às sextas-feiras eram sagradas, feitas pra sair pra barzinhos e restaurantes. Com o casamento veio a necessidade de curtir o nosso canto, receber os nossos amigos e claro, realizar um desejo antigo: cozinhar. Não que eu não cozinhasse antes, mas sempre tinha minha mãe do lado dando palpites ou mesmo reclamando do gasto.. sonhava em mandar na minha própria cozinha. E esses dias se transformaram em dias felizes, em que começo na quarta procurando uma receita, se pensam que é fácil, se enganam. Elas não podem ser calóricas demais, não podem levar muito tempo e é preciso aceitação por partes do casal. Na maioria das vezes tem dado certo minhas escolhas. E a sexta começa procurando e comprando os ingredientes que faltam na dispensa para a noite executar, sempre acompanhada de uma taça de vinho, música pra harmonizar e o que não podia faltar, afinal é imprescindível a companhia do Maridão, que tem duas tarefas bem árdua: escolher o vinho e provar a receita, dando sempre sua opinião, que com o passar do tempo vem de forma bem crítica. Apesar que uma pisciana exigente como sou, sempre critíco bem antes que ele.
Caramba, o post vai ficar extenso.. é melhor encerrar por aqui com a receita simples, mas um pouco trabalhosa, porque suja muitos utensílios... pra quem não gosta de lavar, chata. Mas, como uso uma pia cheia de louça suja como terapia, não vejo problemas.


 Ingredientes

1 cenoura média, descascada e picada em cubinhos
1 colher (sobremesa) não muito cheia de manteiga
1 fio de azeite extra virgem
1 colher (sopa) generosa de farinha de trigo
100 ml de leite
1 ovo (gema e clara separadas)
1 pedaço pequeno (equivalente a 1 colher de sopa) de queijo gorgonzola picado
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado + o suficiente para pulverizar nas forminhas
sal

Preparo

Cozinhe a cenoura em água com sal até amolecer. Escorra, amasse com um garfo e reserve. Bata a clara em ponto de neve e também reserve.
Em uma panela, em fogo médio derreta a manteiga com um fio de azeite para não queimar. Acrescente a farinha de trigo mexendo até incorporar. Agora adicione o leite aos poucos, dissolvendo a massa que se formará, mexendo sempre para não empelotar. Adicione a gema, mexa mais um pouco, o queijo gorgonzola, o parmesão e a cenoura. Corrija o sal. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a clara em neve, misturando delicadamente somente até incorporar tudo.
Unte com manteiga ou margarina ramequins ou refratários pequenos próprios. Pulverize o interior com queijo ralado. Despeje a mistura até faltar 1 dedo para a borda. Leve para assar em forno preaquecido até ficar firme e criar uma casquinha dourada.


PS. Vou ficar devendo a foto.. Estavámos famintos e terminei esquecendo.

2 comentários:

  1. Meu amor, sou suspeito falar , quase choro lendo, suas receitas sao maravilhosas sempre, e olha que falo a verdade não é bajulação. bjs

    ResponderExcluir
  2. O meu anônimo favorito.. sem vc nada seria possível e prazeroso como descrevi. Amo vc!!!

    ResponderExcluir