terça-feira, 13 de novembro de 2012

Vinho Verde

Bom dia!
 
Hoje não venho com receitinhas, e sim com uma indicação. Não é novidade pra ninguém que gosto muito de vinho, apesar de entender muito pouco. Costumo dizer que meu conhecimento restringe exclusivamente ao meu paladar, ou seja é ele que escolhe o que vou tomar. Já evolui muito nessa questão.. às vezes só compramos para conhecer, degustar...
Segue abaixo a avaliação de especialistas sobre o assunto e nesse post sobre o VINHO VERDE; que pra nossa região é muito bem vindo pela leveza e refrescância.
 
 
O Vinho Verde, produzido exclusivamente na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, constitui uma denominação de origem controlada cuja demarcação remonta a 1908. O Vinho Verde é único no mundo! Naturalmente leve e fresco, produzido no noroeste de Portugal, uma região costeira geograficamente bem localizada para a produção de excelentes vinhos brancos. Berço da carismática casta Alvarinho e produtora de vinhos de lote únicos, a Região dos Vinhos Verdes oferece um conjunto ímpar de vinhos muito gastronómicos.
Com moderado teor alcoólico, e portanto menos calórico, o Vinho Verde é um vinho frutado, fácil de beber, óptimo como aperitivo ou em harmonização com refeições leves e equilibradas: saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, tapas, sushi, sashimi e outros pratos internacionais.
A flagrante tipicidade e originalidade destes vinhos é o resultado, por um lado, das características do solo, clima e factores sócio-económicos da Região dos Vinhos Verdes, e, por outro, das peculiaridades das castas autóctones da região e das formas de cultivo da vinha. Destes factores resulta um vinho naturalmente leve e fresco, diferente dos restantes vinhos do mundo.
Existem Vinhos Verdes, brancos e tintos, rosés e espumantes. Existem também vinagres de vinho verde, aguardentes de vinho verde e reconhecidas bagaceiras.
Devido às características edafoclimáticas encontradas nesta Região Demarcada, os vinhos produzidos, sejam brancos ou tintos, têm uma concentração em ácido málico superior à que é frequente nos vinhos de outras regiões de Portugal, o que lhes acentua a agradável frescura. Estes vinhos devem ser consumidos quando jovens.
O Vinho Verde é o segundo vinho português mais exportado, depois do vinho do Porto.
 
 
 
 
E minha indicação é: Casal Garcia
 
 
 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário