segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sururu


Gentem,

Frutos do mar pra mim é a comida dos deuses.. Amo todas elas, de todas as formas e temperos. É uma benção morar no Nordeste e ter a facilidade de estar sempre com elas na mesa. É uma infinidade de pratos e sabores, uma delas é o sururu.
Pra fazê-lo será preciso de 1/2kg de sururu fresco, sal, limão, pimenta branca, cheiro verde, azeite, extrato de tomate e leite de coco.

Você precisar de muita paciência pra lavar o sururu, pois ele precisa ser lavado, e lavado e lavado novamente, ele possui muita areia e pedacinhos da casca que ficam presas, portanto é preciso de muita água. Costumo colocar numa peneira grande, dentro da pia e debaixo da torneira.. e ali são longos minutos lavando e tirando toda sujeira do mar. Passando essa fase, costumo temperar com suco de limão, sal e pimenta branca. Reservo por 1/2 hora pra pegar o tempero. Enquanto isso, refogo a cebola e o pimentão, no azeite.. e jogo o sururu. Deixo dar uma refogada e acrescento extrato de tomate e deixo cozinhar por uns 15 a 20min. Depois disso, 1/2 garrafinha de coco pra finalizar. Acerto o sal e pronto o sururu pra ser apreciado com uma farofinha e muito limão e pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário